mercredi 11 février 2009



Domigo = Milk + Slumdog Millionaire

A reticência em relação a um filme que depois de visto nos fascina é das melhores sensações que há.
Refiro-me assim a Slumdog millionaire. Um filme que desde o principio da sua publicidade me deixou com uma perna atrás devido a uma série de razões. Por si só a história não encaixa nos meus gostos cinematográficos, parecendo-me que seria mais uma daqueles filmes de domingo (erro meu) e a Índia apesar do seu exotismo também não me conveceria de tal forma e por aí fora.
Prosseguindo, temos um filme que antes de tudo acontecer, antes de sequer aparecer uma imagem em movimento cria logo uma interacção com o público propondo-nos a questão "how did he do it?"
a) He Cheated
b) He was Lucky
c) He's a Genius
d) It was destiny

o que nos prende logo a atenção e concentração como se fossemos nós os proprios participantes do programa "Quem Quer Ser Milionário?". Começa a tensão.

O filme fala-nos então de um rapaz de bairro, um mero tea maker que participa no programa "Quem quer ser Milionário?". Tomado como herói por poucos mas um batoteiro para a maioria, antes da resposta final este é levado para a polícia que o interroga e tortura para saber como um simples rapaz de 18 anos sabia responder a todas as perguntas de um programa que deixa toda a gente a arrancar cabelos. Não sabemos como foi lá parar e o que pertende com tal, mas vemos em cada pergunta o desenrrolar da sua vida, da sua infância, dos seus amores, dos dilemas e da violência daquele 3º mundo que partilhou com o seu irmão e uma rapariga por quem se apaixona, Lathika.

Por incrível que pareça, cada pergunta abre um capítulo da vida do rapaz e no final toda a gente ficará a saber o que um rapaz que não parece minimamente ter interesse no dinheiro está ali a fazer.
Jamal apenas foi cruzado pela magia do destino.

Right answer:
d) it was destiny

Um filme destes, fora do meu roteiro de filmes impressionou-me de tal forma que deixou-me totalmente acelarada devido à sua energia incrivel, aos planos rápidos e freneticos, à velocidade que tudo ocorre, à necessidade de entrarmos lá no meio e correr.
Foi isso que me apeteceu fazer. Correr como uma louca ao som de uma banda sonora ritmada envolvida pela aquelas cor vivas e vibrantes.
Acabo por me aperceber quando estava a escrever sobre o filme que a história acaba por me passar um bocado ao lado, o que me apaixonou no filme foi mesmo a sua dinâmica e a sensação de frescura que se sente no final quando finalmente podemos respirar. Eu própria senti que tinha ganho! E GANHEI.

Uma incrivel sintonia entre Hollywood e Bollywood que claro teria de nos presentiar com um final bastante curioso e divertido.

Como é obvio fiquei logo fã do sr. Danny Boyle e não resisti em ir ver logo a sua famosa obra "Trasnpotting" que aguardava religiosamente que eu acabasse de ler o livro do qual foi adaptado, o também "Trainspotting" de Irvine Welsh. E chego a conclusão que o homem percebe mesmo o que é ser um espectador, obrigando-nos a entrar naquele mundo, até mesmo naquela sanita nojenta! haha.

3 comments:

Anonyme a dit…

yeah! começo a descobrir que a interacção com o cócó fica sempre bem nos filmes!xD!... ou então é só nos filmes desse senhor! YO Jo

rita, a fine young girl who keeps spinning around a dit…

O "Slumdog Millionaire" também é um dos meus próximos must see (quando parece que já vi todos os que quero aparecem mais, mas isso é sempre bom sinal) ! Não li o texto todo, porque tinha medo que contasse alguma coisa do filme ou assim, mas logo depois de o ver venho aqui ler a tua apreciação :D

Eu no fim do Milk não deixei cair nenhuma lágrima por fora, mas lá por dentro estava ahah
Se eram sexyys! Digo isto e fica aqui para sempre: a história do scotty e do milk é uma das grandes histórias de amor :D [e eles são de babar até desmaiar!]

betânia liberato a dit…

amelie,estou parva com tamanha descriçao e observaçao critica perante o filme. :O o publico que te contrate mulher!

 
 
Copyright © bigode
Blogger Theme by BloggerThemes Design by Diovo.com